quarta-feira, 10 de abril de 2013

Importância dos Educadores de Infância



Ilustradora Carla Antunes

Achei tão interessante este diálogo entre a colega Maria Jesus Sousa e uma pessoa que decidi partilhar...
De facto, somos umas sortudas, por termos a sorte de podermos ser tanta coisa ao mesmo tempo! Um bem-haja a todos os educadores e professores!
E assim, as nossas crianças sonham,brincam, representam, criam... Sendo assim permanente a magia dos sorrisos! :)


Perguntaram-me na rua: 
- Qual a sua profissão? 
Respondi: 
- Sou EDUCADORA.
A pessoa ficou a olhar para mim, com uma expressão estranha no rosto, riu-se e disse: 
- Que profissão tão fácil! Só brincar com as crianças...
E eu, com a minha cabeça erguida, disse com firmeza:
- Sim .. sou educadora...
Não sou seu chefe, mas o seu filho vê-me como líder e eu sou seu modelo.
Não trabalho numa empresa, mas num espaço onde promovo o gosto pelo conhecimento nas crianças.
Não discrimino, porque amo e trato a todos igualmente.
Não sou psicóloga, mas posso fazer o seu filho acreditar mais em si mesmo.
Não sou médica, mas posso diagnosticar carências no seu filho e nas outras em crianças.
Não tenho horário de trabalho, porque enquanto você vê TV ou dorme, muitos de nós, docentes, estamos a planear / preparar / organizar / avaliar oportunidades e situações educativas, para que o seu filho tenha um melhor desenvolvimento e aprendizagem.
E não só brinco com as crianças, participo da construção da sua identidade e na promoção do seu desenvolvimento.
Não, eu não sou arquiteta, não construo prédios, mas ajudo a construir sonhos e valores... e posso até usar plasticina ou barro para os moldar!

Dê um Bem-Haja a todos os docentes, porque para ser um PROFISSIONAL de qualquer área, teve que passar pelas mãos de um dos meus colegas!

Sem comentários:

Enviar um comentário